Skip to main content

“A OPIRJ deve ser sólida como uma rocha!” – Francisco Piyãko, coordenador geral da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), durante a finalização da nossa Oficina de Planejamento Estratégico.

Foram três dias de intenso trabalho, repletos de discussões produtivas e debates enriquecedores. Lideranças e representantes de 13 Terras Indígenas do Vale do Juruá se uniram para traçar a visão de futuro e os planos de ação da nossa organização, um pilar fundamental para o movimento social dos povos indígenas do Estado do Acre.

Esses dias foram dedicados a transformar sonhos e desejos em realidade, com o objetivo de fortalecer nossos povos e territórios. Osmildo Kuntanawa, vice-coordenador, reforçou a relevância da nossa luta coletiva: “Mobilizamos esforços, conquistamos parceiros e agora, com uma equipe técnica robusta, buscamos fortalecer ainda mais nossas comunidades e promover o desenvolvimento sustentável de nossas terras”.

Expressamos nossa profunda gratidão a todas as lideranças e à equipe OPIRJ pelo sucesso deste evento com a fala de Francisco Piyãko: “Este trabalho não começou agora, mas sinaliza o início de uma nova era. Temos diante de nós o desafio de transformar a região do Juruá, posicionando-a estrategicamente para defesa e desenvolvimento. Estamos plantando uma semente na alma e no espírito das pessoas, para que nossa região floresça. A sustentabilidade será alcançada com o compromisso de cada um de nós”.

Esta atividade faz parte das ações do Projeto Gestão Territorial, desenvolvido pela OPIRJ com apoio do Fundo Amazônia, com o objetivo de promover a gestão territorial e ambiental das Terras Indígenas do Vale do Juruá, gerando melhores condições de vida, segurança alimentar, valorização da cultura e tradição das comunidades, e proteção da floresta.