Skip to main content

A Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ) realizou a entrega de kits para agentes agroflorestais e de monitoramento territorial, além de uma reunião na TI Gregório – nas aldeias Mutum e Nova Esperança, do povo Yawanawa, em Tarauacá. O evento aconteceu entre os dias 31 de maio e 2 de junho, com a presença do coordenador Francisco Piyãko e de Eliane Yawanawa, articuladora institucional da OPIRJ. Ele destacou a importância das conversas para o alinhamento de pensamentos e troca de informações.

Francisco Piyãko: “A visita ao Rio Gregório foi importante. Fizemos a entrega dos kits para os agentes agroflorestais e de monitoramento territorial. Também realizamos reuniões para discutir o cenário atual, tanto da organização interna dos povos, quanto das organizações representativas dos povos indígenas e das políticas públicas.

Discutimos o contexto mais amplo, incluindo os impactos das mudanças climáticas. Recentemente, tivemos uma grande cheia no Rio Gregório e agora uma seca significativa começa a impactar. Estamos sempre preocupados com o que vem pela frente. Foi fundamental fazer esse contato e perceber que as comunidades estão muito informadas. Hoje, temos internet em todas as aldeias, todos estão conectados com o que está acontecendo local, regional e nacionalmente.”

A atividade faz parte do projeto Gestão Territorial apoiado pelo Fundo Amazônia. Essa fase do projeto contempla a distribuição de barcos, kits agroflorestais e kits de monitoramento ambiental, beneficiando diversas comunidades e fortalecendo a gestão territorial e a segurança alimentar nas TIs atendidas.