Dando continuidade na agenda do Projeto Gestão Territorial OPIRJ, seguimos realizando o Planejamento Estratégico da Terra Indígena Nukini no rio Moa, no município de Mâncio Lima, Acre. Entre os dias 11 e 13 de março, a equipe da OPIRJ, junto à comunidade, trabalhou na organização de uma visão de futuro e caminhos que o povo Nukini pretende traçar pela melhoria da qualidade de vida das suas comunidades.
Luiz Souza Nukini, primeiro tesoureiro da OPIRJ, afirmou que “a gestão e a soberania do território precisam ter uma estratégia”. Paulo Almeida Nukini, cacique geral da TI, ressaltou que as ações do projeto Gestão Territorial OPIRJ irão beneficiar e fortalecer seu povo, e que todos estão satisfeitos e agradecidos com o trabalho. “É inédito para nós, estamos honrados e agradecidos”.
As lideranças presentes reforçaram que é necessário fortalecer as bases para que os povos indígenas tenham a oportunidade de ocupar espaços em níveis municipal, estadual, nacional e internacional. Varinaki, liderança feminina da aldeia Vakavisu, ressaltou que a atividade “foi de grande ensinamento e dá esperança de dias melhores quanto a segurança alimentar, educação, cultura… Foi um momento importante porque teve a oportunidade de jovens, professores e lideranças compartilharem o seu conhecimento, o seu saber”, pensando, discutindo e planejando coletivamente para um futuro de bem viver.
Os planejamentos estratégicos fazem parte do projeto Gestão Territorial, realizado pela OPIRJ, com apoio financeiro do Fundo Amazônia.