WINDOWS11
A Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ) é uma organização criada para promover e defender os direitos dos povos indígenas da região do Vale do Juruá, no estado do Acre, Brasil. A nossa organização surgiu a partir do Movimento dos Povos Indígenas do Vale do Juruá, iniciado no final da década de 1980, que culminou, em 1999, com a fundação da OPIRJ.




Desde então, a OPIRJ atua como uma voz unificada para diversas comunidades indígenas que compõem a sua base, buscando garantir a sustentabilidade, proteção e preservação de seus territórios, culturas e modos de vida tradicionais.
Estamos atualmente empenhados na execução do Projeto Gestão Territorial, que tem como objetivo principal promover a gestão territorial e ambiental das Terras Indígenas (TIs) do Alto Juruá, além de realizar ações que potencializem a rede de associações dos povos indígenas que formam a base da OPIRJ. Nosso intuito é fortalecer os povos para proteger, recuperar e conservar a floresta amazônica.
Além disso, buscamos promover a autonomia, a dignidade e o bem-estar dos povos indígenas da região, por meio da defesa de seus direitos territoriais, culturais e sociais, bem como da implementação de iniciativas que fortaleçam sua sustentabilidade e resiliência frente aos desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas e a exploração de recursos naturais.

Diretoria
Francisco Piyãko – Coordenador
Biracir Júnior Yawanawa – Vice-Coordenador
Niara Nukini – Primeira Secretária
Eliane Yawanawa – Segunda Secretária
Luiz Valdemir Nukini – Primeiro Tesoureiro
Petronio Noke Koī – Segundo Tesoureiro